Unificação de Agências do Sicoob Credioeste em Abaeté: Estratégia que garante excelência no atendimento e solidez da cooperativa

Desde 2015 o Sicoob Credioeste vem implementando um arrojado planejamento estratégico, tendo por objetivo a manutenção de sua solidez e a garantia de seu crescimento sustentado. As ações passam por processos de incorporação, expansão de área de atuação, reestruturação de processos e funções, recolocação e capacitação de seu time de empregados, e agora, a partir do dia 2 de janeiro de 2019, promoverá a unificação dos Pontos de Atendimento São Pedro e São José à agência Matriz.

Tendo alcançado expressivo MarketShare em depósitos e operações de crédito na região de Abaeté, o Sicoob Credioeste sentiu que havia atingido uma rápida saturação de mercado, agravada pela grande concentração de cooperativas financeiras no seu entorno que impedia o alcance de novas praças.

Assim, iniciou sua expansão para a região metropolitana de Belo Horizonte em 2015, cujas agências, Eldorado, Mercado Central de Contagem, Shopping Cidade e Mercado Central de Belo Horizonte, agora no final de 2018 já apresentam resultados bastante significativos, com fortes indícios de que eles tem sustentado muitas operações realizadas pelo Sicoob Credioeste para os associados das unidades da região centro-oeste, Abaeté, Biquinhas, Cedro do Abaeté, Paineiras e Quartel Geral.

Hoje com o baixo crescimento da economia, o cenário aponta às cooperativas reverem suas estratégias em função do mercado local onde estão instaladas suas agências, para que a manutenção destas unidades se justifique em função da sustentabilidade do negócio, com solidez.

Após análises e estudos realizados com técnica e seriedade, adotando processo de comunicação regido pelo respeito e transparência aos associados, o Sicoob Credioeste promoverá a união dos dois pontos de atendimento, São Pedro e São José, centralizando o atendimento na agência Matriz. Esta união trará inúmeros benefícios à cooperativa, do ponto de vista da manutenção de sua solidez e sustentabilidade, pois serão otimizados recursos humanos e tecnológicos, redução de despesas administrativas, unificação e melhoria de processos e ampliação da segurança, na medida em que haverá o reforço das exigências da Lei 7.102 e de vigilância armada para cobertura do Fundo de Ressarcimento de Valores.

Com relação ao atendimento aos associados, a qualidade será preservada, sendo implementados procedimentos com essa finalidade, como, atendimento segmentado, atendimento exclusivo aos associados e clientes da rede SICOOB, aumento de sobras, mais segurança, além da ampliação do horário de atendimento dos caixas eletrônicos nos finais de semana e feriados.

O sistema cooperativista financeiro vive um momento importante, alcançando maior visibilidade pela sociedade como alternativa mais adequada para o enfrentamento das turbulências causadas pela crise econômica e vem crescendo num ritmo mais forte em todos os indicadores quando comparado ao conjunto do Sistema Financeiro Nacional – SFN. As cooperativas já ocupam a 6ª. Posição no ranking das maiores instituições financeiras do Brasil e já possui a maior rede de atendimento do país.

A perspectiva é de que o segmento influencie ainda mais as economias regionais nos próximos anos devido à estabilidade financeira e juros mais atrativos para os associados.

Para o presidente do Conselho de Administração do Sicoob Credioeste, Aloisio Lucas Pereira, “manter a solidez do patrimônio da cooperativa e a excelência do atendimento aos associados são dois objetivos do Sicoob Credioeste e devem andar lado a lado. Com a unificação dos Pontos de Atendimento de Abaeté estes objetivos serão preservados”.