Assembleias Gerais Extraordinária e Ordinária

As Assembleias Gerais Extraordinária e Ordinária do Sicoob Credioeste aconteceu no dia 21 de abril de 2018.

O evento deste ano tratou de assuntos muito importantes para o futuro do Sicoob Credioeste e você pode conferir todas as deliberações abaixo.

 

ASSEMBLEIAS GERAIS EXTRAORDINÁRIA E ORDINÁRIA 2018

No dia 21 de abril de 2018 com a presença de 186 associados foi realizada as Assembleias Gerais Extraordinária e Ordinária do Sicoob Credioeste.

O evento contou com a presença do Diretor de Apoio a Negócios do Sicoob Central Crediminas Sr. Elson Rocha Justino que apresentou a palestra Governança Cooperativa: a gestão em evolução, que tratou dos principais normativos e as responsabilidades dos órgãos dirigentes como Conselho de Administração, Conselho Fiscal e Diretoria Executiva. O palestrante apresentou também um quadro comparativo de resultados indiretos proporcionados ao quadro social do Sicoob Credioeste demonstrando uma economia de R$11.745.750.00, ou seja, R$1.090,00 por associado.

Como nos anos anteriores o evento contou também com a participação ativa dos colaboradores do Sicoob Credioeste que auxiliaram em muito os trabalhos das Assembleias, a quem desde já manifestamos os nossos agradecimentos. A colaboradora Késsia Oliveira Silva acompanhada por Cláudio Aparecido Alves Ferreira fez uma apresentação do Pai Nosso de autoria do Ministério Pedras Vivas, que sensibilizou a todos. O coral Camerata de Violões da Escola Estadual Frederico Zacarias, que é patrocinado pelo Sicoob Credioeste e tem a coordenação do Professor Márcio Cavalcante, apresentou as canções: Beat It do Michael Jackson, Main Title música tema da série Game Of e Oração.

O evento deste ano tratou de assuntos muito importantes para o futuro do Sicoob Credioeste, na Assembleia Geral Extraordinária foi tratada a seguinte pauta:

1 – Reforma Geral do Estatuto Social: o assunto foi apresentado pelo Assessor Jurídico do Sicoob Credioeste, Dr. Davidson Henrique Eulino Silva Santos, do Escritório Eulino & Figueiredo que foi amplamente discutido pela Assembleia e aprovado por unanimidade. Dentre as principais alterações destacam-se:

  1. A inclusão de uma nova categoria de associados que utilizarão no seu relacionamento com a cooperativa o meio digital. Para este grupo de associados são previstas condições especiais para cota de capital e tarifas de movimentação de conta;
  2. Foram estabelecidas novas regras para o resgate eventual de capital, permitindo-se inclusive a devolução de capital nos casos de doença do associado. A devolução ocorrerá por deliberação do Conselho de Administração;
  3. Quanto à governança foi instituída a figura do cargo de Vice-Presidente do Conselho de Administração e estabelecidos critérios para a ocupação de cargos diretivos. Quanto a Diretoria Executiva, atendendo a determinação do Banco Central do Brasil houve a segregação das funções dos Diretores Executivos quanto a sua área de atuação. A cooperativa conta com 03 Diretores sendo 01 de Negócios, 01 Administrativo e 01 de Gestão de Riscos. A novidade é que o Diretor de Gestão de Riscos passa a responsabilizar-se por todos os riscos: risco operacional, risco de mercado e liquidez, risco de crédito e gerenciamento de capital, além de representar a cooperativa ativa e passivamente em juízo e fora dele. Pelo novo modelo de governança os Diretores Executivos devem ser eleitos pelo Conselho de Administração e não podem ser oriundos deste.

2 – Política de Sucessão

O Conselho Monetário Nacional através da Resolução 4535/2016 determinou que o Sistema Financeiro Nacional, inclusive as Cooperativas de Crédito, tenham a sua própria política de sucessão de administradores. Atendendo a esta determinação o Sicoob Confederação apresentou um modelo de política de sucessão que foi aprovado pelo Conselho de Administração do Sicoob Credioeste e também aprovado por unanimidade dos associados naquela Assembleia. Em síntese, a política de sucessão de administradores do Sicoob Credioeste contempla todos os processos para identificar potenciais sucessores para o Conselho de Administração e Diretoria Executiva. Nela são estabelecidas as etapas do processo, os pré-requisitos exigidos para ocupar os cargos, a forma de capacitação dos associados e o programa de treinamentos.

3 – Política Institucional de Controles Internos

O Conselho Monetário Nacional através da Resolução 4595/2017 determinou que seja instituída a política institucional de controles internos. O Sicoob Confederação que é responsável por coordenar, orientar a implementação da estrutura de controles internos e conformidade, bem como de metodologias relativas aos temas nas entidades do Sicoob, através da Resolução 205/2017 desenvolveu um modelo de política institucional que foi aprovada pelo Conselho de Administração do Sicoob Credioeste e também por unanimidade dos associados do Sicoob Credioeste naquela Assembleia. Nesta política constam as responsabilidades de cada ente componente da estrutura sistêmica do Sicoob – Conselho de Administração, Controle Interno, a Confederação e as Cooperativas Centrais. Importante destacar que a área de Controles Internos tem total independência de atuação no âmbito da estrutura organizacional das cooperativas e tem a responsabilidade de reportar formalmente aos órgãos diretivos e de fiscalização as ocorrências de desconformidade para que sejam tomadas medidas preventivas ou corretivas no âmbito da Singular.

4 – Reforma Geral do Regimento Eleitoral

A reforma geral do Regimento Eleitoral se deu em virtude das alterações promovidas no Estatuto Social e pela implementação da Política de Sucessão de Administradores. Neste instrumento são descritos os pré-requisitos para ocupação dos cargos do Conselho de Administração e Conselho Fiscal, bem como os prazos para convocação de assembleias nos anos de eleição e os prazos para registro de chapas, substituição de candidatos, as comissões responsáveis pelo processo e suas responsabilidades. O Regimento Eleitoral foi aprovado pelo Conselho de Administração do Sicoob Credioeste e por unanimidade dos associados naquela assembleia.

A íntegra dos documentos aprovados na AGE estarão a disposição para consultas no site www.sicoobcredioeste.com.br após sua aprovação pelo Banco Central do Brasil.

Seguindo a ordem do dia foram tratados os seguintes assuntos na Assembleia Geral Ordinária.

  1. Relatório da Gestão: foram distribuídos aos associados relatório da gestão acompanhado dos balanços elaborados no primeiro e segundo semestre de 2017, relatório da auditoria externa, demonstrativo das sobras apuradas e parecer do Conselho Fiscal. Com auxílio de gráficos foi demonstrado a evolução econômico-financeira do Sicoob Credioeste e detalhadas as principais contas. Foi esclarecido que no relatório da gestão consta pormenorizadamente as notas explicativas que fazem parte das demonstrações contábeis e ajudam a esclarecer eventuais dúvidas em relação as contas do balanço. Após esclarecimento de dúvidas, a Assembleia aprovou por unanimidade as contas dos órgãos de administração relativas ao exercício de 2017.
  2. Destinação das sobras apuradas: colocada em apreciação às sobras do exercício os associados, acompanhando proposta do Conselho de Administração, aprovaram por maioria sua destinação para incorporar à reserva legal.
  3. Estabelecimento da fórmula de cálculo a ser aplicado na distribuição das sobras: em virtude da destinação das sobras para reserva legal não foi necessário utilizar fórmula para rateio de sobras.
  4. Fixação do valor das cédulas de presença, honorários e gratificações dos membros do Conselho de Administração e cédula de presença dos membros do Conselho Fiscal: aprovado pelos associados os seguintes valores: honorário bruto mensal do Presidente do Conselho de Administração R$20.837,85, com as deduções legais e acrescido de benefícios sociais: INSS, FGTS, cédula de presença, gratificação natalina e previdência complementar parcial; Cédula de presença dos Conselheiros de Administração e Conselheiros Fiscais R$2.083,79 com as deduções legais e acrescido de benefícios sociais INSS, FGTS, gratificação natalina. O reajuste anual acompanhará o mesmo índice da convenção coletiva aplicada aos empregados.

5 – Fixação dos honorários e gratificações da Diretoria Executiva: Honorário mensal da Diretoria Executiva (cada Diretor) R$18.759,12 com as deduções legais e acrescido de benefícios sociais INSS, FGTS, gratificação natalina, descanso anual remunerado, previdência complementar parcial e participação nos resultados – PLR. O reajuste anual acompanhará o mesmo índice da convenção coletiva aplicada aos empregados.

6 – Assuntos gerais

Foi prestada uma homenagem ao associado fundador do Sicoob Credioeste Pedro Marques Sobrinho. A escolha do homenageado é feita pelo Conselho de Administração e tem como critério valorizar os associados que se destacam como exemplo de empreendedorismo e se empenham pelo desenvolvimento da nossa região. O Senhor Pedro Marques tem uma vida de muito trabalho e boas lembranças regadas pela simplicidade, disposição e alegria de viver não poderia resultar em algo diferente: Pedro Marques Sobrinho se tornou um dos empresários mais bem sucedidos de Abaeté.

Aos 8 anos de idade já trabalhava na roça ajudando seu pai. Aos 16 conseguiu montar seu primeiro negócio: Uma “venda” no povoado de Poções.  Uma série de pequenos empreendimentos fez parte do crescimento do Sr. Pedro: Botequim, Lavoura, Transporte, Carvoaria… Até resultar na inauguração do Hotel Mark’s em 1988.

Além do empreendedorismo, a política também teve seu espaço na vida do Sr. Pedro, se elegendo vereador em seguida vice-prefeito de Abaeté. Associado fundador do Sicoob Credioeste, sempre participou ativamente do crescimento do Sicoob Credioeste.

Hoje aos 81 anos de idade, casado há 51 anos com D. Margarida é pai de 3 filhos: Anibal, Anilde e Anilson e avô de 4 netos: Franklin, Franciele, Pedro e Catarina.

Na opinião do Sr. Pedro, o Sicoob Credioeste cresceu devido à competência de seus administradores. Carrega consigo uma frase que vai de encontro aos nossos princípios:      “Ninguém é nada sozinho, a gente não deve querer nada só pra gente e sim para os outros também.”.

Finalizando a assembleia houve sorteio de brindes aos associados presentes e logo após foi servido um lanche. O Conselho de Administração, Conselho Fiscal, a Diretoria Executiva e os colaboradores agradecem a todos os associados por esses 30 anos de trabalho e apoio as atividades do Sicoob Credioeste e os convida desde já para as festividades de comemoração dos seus 30 anos que serão realizadas.

 

Aproveite para conferir as fotos.