Cerimônia de Homenagens e lançamento do livro histórico encerraram as comemorações dos 30 anos do Sicoob Credioeste

Complementando o calendário de atividades em comemoração aos 30 anos do Sicoob Credioeste, foi realizada na manhã do dia 08 de novembro na Cantina do Anderson em Abaeté, uma cerimônia que prestou merecida homenagem às personalidades que acreditaram no virtuoso projeto cooperativista, fazendo a diferença na sua constituição e trajetória.

Durante o evento, cerca de 100 convidados entre autoridades, sócios-fundadores e familiares, ex-diretores e dirigentes do Sicoob Credioeste puderam relembrar um pouco da história da instituição financeira cooperativa que hoje beneficia milhares de pessoas.

Há mais de 30 anos, um grupo de 28 produtores rurais embalados pelo sonho de alcançar a autonomia financeira para o campo de forma mais justa e acessível liderados por Aloísio Lucas Pereira, fizeram do sonho uma grande conquista.

Nasce então em 1988 a Credioeste, de forma tímida, com estrutura precária,  de forma acanhada, porém, vigorosa no propósito de fortalecer o agronegócio e trazer desenvolvimento e prosperidade para a região de Abaeté.

Ao comemorar em 2018 seus 30 anos de constituição, o Sicoob Credioeste apresentou seu posicionamento institucional em uma trilogia que traduz a sua trajetória e acompanha sua história: SUPERAÇÃO, EVOLUÇÃO E RESULTADOS.

Sempre pautada pela seriedade e pelos sólidos princípios cooperativistas, o Sicoob Credioeste superou desafios, se estruturou, evoluiu, modernizou sua governança, ampliou sua área de atuação, no início para o centro-oeste mineiro e mais recentemente, para a região metropolitana de Belo Horizonte. No início, atendendo exclusivamente os produtores rurais acompanhou os avanços da legislação do cooperativismo financeiro, promoveu a livre admissão de associados, passando no ano de 2005 a atender os mais diversos públicos,  incluindo em seu quadro social todos os segmentos econômicos, resultando na ampliação de  sua ação virtuosa a mais pessoas e regiões.

Hoje, o Sicoob Credioeste integra o maior Sistema Cooperativo Financeiro do Brasil, o Sicoob, com mais de quatro milhões e meio de associados atendidos por duas mil e novecentas agências, o que significa mais tecnologia, segurança, profissionalismo e principalmente, a disponibilização de produtos e serviços completos e diversificados a seus associados, além do poder e visibilidade de  uma marca forte, cada vez mais amada e respeitada pelos brasileiros.

Durante o evento, os convidados foram recepcionados pelo presidente do Conselho de Administração do Sicoob Credioeste, Aloísio Lucas Pereira que deu as boas-vindas a todos e muito emocionado, se confessou orgulhoso e eternamente grato pela constituição da comenda “Semeador do Cooperativismo Aloísio Lucas Pereira”, pelo Conselho da cooperativa, com objetivo de agraciar as pessoas que tenham prestado ou estejam prestando relevantes serviços ao cooperativismo, principalmente no segmento crédito em nível estadual ou nacional.

Na verdade, em vista da trajetória empreendedora em prol do cooperativismo nacional e sua liderança na gestão e patrocínio na constituição de várias cooperativas de crédito, trata-se de uma justíssima homenagem a Aloísio Lucas Pereira, emprestando seu nome e sua história para representar através da comenda “Semeador do Cooperativismo” o mais alto grau de homenagem prestada pela cooperativa.

Além da Comenda “Semeador do Cooperativismo Aloísio Lucas Pereira”, os homenageados receberam um exemplar do livro histórico com o registro dos principais fatos e acontecimentos do Sicoob Credioeste nestes trinta anos,  a partir de levantamentos, pesquisas e depoimentos das suas principais lideranças, que em breve estará disponível  no formato digital para download nesse site.

Além de comemorar os 30 anos do Sicoob Credioeste, o objetivo do livro é contribuir para a valorização e importância econômica e social do cooperativismo como alternativa mais justa e humana aos produtos e serviços financeiros.

Foram homenageados os 29 sócios-fundadores que emprestaram seus nomes, seu tempo e suas ideias para a constituição da cooperativa, os ex-diretores que empenharam com conhecimentos e esforços na sua gestão de forma séria e competente e pessoas especiais como Márcio Antônio Andrade que participou ativamente na parte formal da constituição do Sicoob Credioeste e o empregado pioneiro Emídio Francisco Neto pelo comprometimento e competência nas funções que desempenha, com uma carreira admirável.

Representando o Sicoob Central Crediminas, o evento contou com a presença do seu Conselheiro de Administração e presidente do Conselho do Sicoob Credifor, Júlio Cézar Ribeiro de Andrade e do Secretário de Governo da Prefeitura Municipal de Abaeté, Armando Greco Neto, que tiveram espaço para suas manifestações.

Confira as fotos: