Assembleias Gerais Extraordinária e Ordinária 2020

No dia 31 de julho de 2020, a partir das 15 horas, no Lions Clube de Abaeté,na cidade de Abaeté, conforme Edital de Convocação enviado aos associados, foram realizadas a Assembleia Geral Extraordinária (AGE) e Assembleia Geral Ordinária (AGO) do Sicoob Credioeste. As assembleias foram realizadas de forma presencial e transcorreram de forma participativa e harmônica.

Na AGE foi aprovada a Reforma Geral do Estatuto Social do Sicoob Credioeste, sendo que os principais artigos alterados foram: a) alteração da denominação social para Cooperativa de Crédito Credioeste Ltda. – Sicoob Credioeste; b) ampliação da área de admissão de cooperados para todo o País; c) redução do valor da cota de capital da Pessoa Física de R$ 100,00 para R$ 20,00 e Pessoa Jurídica de R$ 500,00 para R$ 300,00; inclusão de cota de capital para o MEI no valor R$ 100,00; d) alteração da alíquota destinada ao Fundo de Reserva de 50% para 60% sobre as sobras brutas; e) criação do Fundo de Contingências com aportes anuais de 5% sobre as sobras brutas; f) alteração nas competências da AGO, passando esta a deliberar sobre aquisição, alienação, doação e/ou oneração dos bens imóveis de uso próprio da Cooperativa; g) manutenção dos honorários dos Conselheiros de Administração e Fiscal em caso de afastamento por doença, mediante atestado médico, h) exclusão das competências individuais dos Diretores Executivos do Estatuto Social, uma vez que as mesmas já constam em regimento interno próprio. Além disso, adequou-se o estatuto ao modelo padrão proposto pelo Sicoob Central Crediminas.

A Assembléia Geral Ordinária aprovou por unanimidade dos presentes, exceto os impedidos de votar sobre os seguintes assuntos:

I – A Prestação de contas dos órgãos de administração, acompanhada do parecer do Conselho Fiscal, compreendendo: a) relatório da gestão; b) balanços elaborados no primeiro e no segundo semestres do exercício social anterior; c) relatório da auditoria externa emitido pela Confederação Nacional de Auditoria Cooperativa – CNAC; d) demonstrativo das sobras apuradas ou das perdas decorrentes da insuficiência das contribuições para a cobertura das despesas da sociedade.

II – A Destinação das sobras apuradas no exercício, conforme a seguir: após as deduções dos fundos obrigatórios no valor de 50% para o Fundo de Reserva e 10% para o Fundo de Assistência Técnica, Educacional e Social (Fates), as sobras líquidas do exercício de 2019, no valor de R$ 610.089,32 (seiscentos e dez mil, oitenta e nove reais e trinta e dois centavos) foram destinados R$ 510.089,32 (quinhentos e dez mil, oitenta e nove reais e trinta e dois centavos) para o Fundo de Reserva Legal e R$ 100.000,00 (cem mil reais) para o Fundo de Contingência destinado a cobertura de despesas ou perdas sem cobertura de seguro que possam afetar o equilíbrio econômico-financeiro da cooperativa, conforme regimento interno a ser aprovado pelo Conselho de Administração, entre os quais: a) danos materiais ou perdas financeiras; b) prejuízos por fraudes, furtos ou roubos nas dependências da Cooperativa; c) pagamentos de indenizações cíveis ou trabalhistas; d) pagamentos referentes a condenações em ações judiciais;

III – Em vista da deliberação conforme item II acima, não houve necessidade de estabelecimento da fórmula de cálculo a ser aplicada na distribuição de sobras ou no rateio de perdas com base nas operações de cada associado realizadas ou mantidas durante o exercício.

IV – A Fixação do valor dos honorários e gratificações dos membros do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal. 1) Ao Presidente do Conselho de Administração: a) Honorários mensais no valor de R$ 21.848,49 (Vinte e um mil, oitocentos e quarenta e oito reais e quarenta e nove centavos), acrescido dos seguintes benefícios: gratificação natalina correspondente ao valor do honorário mensal, a ser paga até o dia 20/12/2020; recolhimento ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) em conta vinculada junto à Caixa Econômica Federal, correspondente a 8% (oito inteiros percentuais) sobre o valor dos honorários; pagamento de plano de previdência privada limitado a 3% do valor dos honorários; pagamento do Seguro de Responsabilidade Civil; ; 2) Aos Conselheiros Vogais do Conselho de Administração e Efetivos do Conselho Fiscal: a) honorários mensais no valor equivalente a 10% (dez por cento) do valor dos honorários do Presidente do Conselho de Administração, ou seja, R$ 2.184,86 (Dois mil, cento e oitenta e quatro reais e oitenta e seis centavos), acrescido dos seguintes benefícios: gratificação natalina, no valor correspondente ao valor do honorário mensal; pagamento do Seguro de Responsabilidade Civil; Fixação do valor global para pagamento dos honorários e das gratificações dos membros da Diretoria Executiva, composta por 03 (três) membros executivos, a saber: Diretor de Gestão de Riscos, Diretor Administrativo e Diretor de Negócios. Para cada um dos diretores foi estabelecido o valor mensal de R$ 20.259,01(vinte mil, duzentos e cinquenta e nove reais e um centavo), acrescido dos seguintes benefícios: Gratificação natalina correspondente ao valor do honorário mensal, a ser paga até o dia 20/12/2020; recolhimento ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) em conta vinculada junto à Caixa Econômica Federal, correspondente a 8% (oito inteiros percentuais) sobre o valor dos honorários; pagamento de plano de previdência privada limitado a 3% do valor dos honorários; pagamento do Seguro de Responsabilidade Civil;

Os valores, ora aprovados, sofrerão reajuste nos mesmos percentuais aplicados na Convenção Coletiva de Trabalho a ser promovida pelo SINTRACOOP/MG, cuja data base será novembro/2020, desde que não haja nenhum impedimento legal.

V – A atualização da Política e do Plano de Sucessão dos Administradores cuja minuta aprovada, foi assinada e arquivada na Cooperativa para consulta dos associados, quando houver necessidade.

VI – A atualização da Política Institucional de Controles Internos e Conformidade cuja minuta aprovada, foi assinada e arquivada na Cooperativa para consulta dos associados, quando houver necessidade.

As referidas políticas, também, serão disponibilizadas no endereço eletrônico https://sicoobcredioeste.com.br/sicoob-credioeste/regimento-interno-estatuto/ para consulta dos associados e demais interessados.

VII – Assuntos Gerais de interesse social:

a) O Diretor de Negócios, Sr. Sérgio Henrique Teixeira da Silva, falou sobre as principais estratégias da cooperativa: a) pulverização do crédito; b) expansão da conta digital; c) aumento da receita de serviços;
b) O Diretor Administrativo, Sr. Luiz Carlos Morato de Oliveira, falou sobre as principais ações desenvolvidas pela área administrativa: a) recuperação de crédito; b) redução de despesas administrativas; c) investimento em TI e estrutura; d) capacitação de empregados e dirigentes;
c) O Agente de Desenvolvimento Cooperativista, Sr. Matheus Ferreira de Vasconcelos discorreu sobre os principais eventos e atividades sociais realizadas no decorrer de 2019.

Maiores informações estão contidas no Relatório Anual 2019 no site da cooperativa: https://sicoobcredioeste.com.br/publicacoes/

Aviso importante: As novas regras do Estatuto aprovado em 31 de julho de 2020 só valem a partir da homologação junto ao Banco Central do Brasil.
Para maiores informações, contate sua agência.

 

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